quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Atividade 2-9

Atividade 2-6

E.M. “Guilhermina Paula Domingues”


Plano de Aula

Objetivo Geral

Trabalhar a música “Boneca de Lata” para desenvolver o conhecimento do corpo humano, sequencia cronológica e ritmo musical.


Objetivo específico

Levar o aluno a desenvolver a coordenação motora;

. Aprimorar a expressão corporal dos alunos;
. Promover um autoconhecimento do corpo humano.

Conteúdo

Música: “Boneca de Lata”.


Metodologias/Recursos

. DVD;
. Máquina fotográfica;
. Dobradura;
. Papel Pardo;
. Retro;
. Dança.

Habilidades e Competências

O aluno será capaz de:

. Definir a sequência ritmica sobre o tema;
. Proceder com segurança sobre sua expressão intelectual envolvendo a dança;
. Compreender o sentido geral do corpo humano.


Avaliação

Será uma avaliação contínua, levando em consideração a coordenação motora e a interação grupal.


Público alvo

Alunos do 3º ano e 4ª série Professoras: Elizabeth e Goreti


Boneca de Lata

Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão
Levou mais de uma hora para fazer arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa.
Minha boneca de lata bateu o braço no chão
Levou mais duas horas pra fazer arrumação
Desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar boa.
Minha boneca de lata bateu outro braço no chão
Levou mais de três horas pra fazer arrumação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui pra ficar boa.
Minha boneca de lata caiu com o nariz no chão
Levou mais de quatro horas pra fazer arrumação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui pra ficar boa.
Minha boneca de lata bateu a barriga no chão
Levou mais de cinco horas pra fazer arrumação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui pra ficar boa.
Minha boneca de lata bateu as costas no chão
Levou mais de seis horas pra fazer arrumação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui pra ficar boa.
Minha boneca de lata bateu um joelho no chão
Levou mais de sete horas pra fazer arrumação
Desamassa aqui, (sete vezes).
Minha boneca de lata bateu outro joelho no chão
Levou mais de oito horas pra fazer arrumação
Desamassa aqui, (oito vezes).
Minha boneca de lata bateu o bumbum no chão
Levou mais de nove horas pra fazer arrumação
Desamassa aqui, (nove vezes).
Minha boneca de lata bateu o corpo no chão
Levou mais de dez horas pra fazer arrumação
Desamassa aqui, (dez vezes).

Interpretação da Música


1- Qual é o título da música?

2- Quais as partes do corpo humano que trabalham juntos com a música?

3- De acordo com a música quantas horas são precisas para a boneca ficar pronta?

4- Qual parte do corpo demora menos para fazer arrumação?

5- Qual parte do corpo demora mais para arrumar?

6- Desenhe aqui, a sua boneca de lata

.


Conclusão


Primeiramente foi entregue uma folha para cada criança com a letra da música “Boneca de Lata”. Em seguida, começamos a cantar sequencialmente tocando as partes do corpo em atividades cronológicas ao ritmo musical.
Usamos um CD com a música, a maquina fotográfica, o computador, dobradura, papéis, canetas e massinhas de modelar.
Os alunos conseguiram interagir dentro do contexto que foi propósto.
Tivemos dificuldades quanto a organização posicional dos alunos e a sequencia ritmica da música.



Elaborado por Goreti e Elizabeth





quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Webquest

pesquisa na escola


Goreti e Beth

Atividade-3.1

 Diante da minha postura como professora alfabetizadora, devo ter sempre um “olhar de bruxo” sobre meus alunos, preciso ver entender e compreender as dificuldades que ele apresenta a cada instante.Ao aplicar uma tarefa, quando vejo que ele não consegue realizá-la ,então vou a busca de novas estratégias que o levem a sanar suas dúvidas aguçadas a sua curiosidade participativa.

contextualizando a mudança

Atividade 3.1
Cada professor tem sua didática e metodologia que atua em seu espaço físico (sala de aula). Descobrir é uma arte que aprendemos quando despertamos para o conhecimento.Infelizmente a nossa escola ainda não está preparada para receber nosso aluno do século xxi, é preciso antes de mais nada que a mudança aconteça, não adianta ter computador, se não se tem acesso à eles, é mesma coisa que colocar uma lição na lousa e não explicar como se faz.
Portanto as novas tecnologias tem um valor muito significativo para a construção do conhecimento porque estão presentes em toda a parte, os alunos são capa zes de se interagirem com o mundo através da internet, enfim, não tem como ficarmos distantes dessas mudanças.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Hipertexto e Hipermídia

Hipertexto

Conceituamos a palavra Hipertexto como um termo que se remete em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks; ou links. Esses links são termos destacados no corpo do texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de “linkar” ou de “ligar” textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de “lexia” (carece de fontes), que seria a ligação de textos com outros textos.Simplificando, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.Um texto pode ter diversas palavras , imagens ou até mesmo sons que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado pelo internauta.
As principais características do hipertexto são: intertextualidade; velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear.
O hipertexto traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Ele apresenta-se não só como uma forma de produção e transmissão cultural, mas também da escrita e da leitura,isso serve para nós, professores repensarmos sobre as modalidades da educação.
Http://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto

Hipertexto e Hipermídia

Atividade 2.2 Internet Hipertexto e Hipermidia


A experiência de navegar livremente pela Internet foi incrível, muito proveituosa,pois
ao navegar pela busca da palavra hipertexto eu primeiro naveguei pela wikipédia e depois fui clicando ás vezes com um certo receio ao retornar á página inicial mais observei que haviam milhares de definições sobre a palavra.Em palavras mais simples , o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação pelos internautas .Observei, também, que, um texto pode ter diversas palavras, imagens que ao serem clicados, entram automaticamente em outra página onde se esclarece mais precisamente o assunto do link abord ado. Pesquisei que na área da educação o trabalho com hipertexto incentiva o aluno á pesquisa e á produção textual, ele facilita um ambiente no qual a aprendizagem ocorre de forma incidental e por descobe rta.Enfim, conclui que o hipertexto é uma atividade colaborativa que traz muitos beneficios para a construção do nosso conhecimento e também dos nossos alunos.

Navegar a deriva

Navegar à deriva.
Com certeza, pois ao navegar à deriva eu amplio meus horizontes buscando sites que contém informaçoes com as quais eu fico mais atualizada em relação aquilo que procuro,bem como: novelas no site da globo, numerologia com aparecidaliberato.terra.com.br, receitas no site de ana maria braga e outros.Também, aprendi com a ajuda da nossa formadora Luana a criar uma webquest juntamente com minha amiga Goreti.
Ao navegar pela deriva através de um site determinado ampliam-se as mais variadas conexões sobre o tema .

Webquest

O que é Webquest?
São páginas na internet que contém orientações passo-a-passo e o procedimento das metodologias utilizadas pelos professores em sequência para os alunos, onde eles podem atuar como protagonista na construção do conhecimento.Para desenvolver uma webquest é necessário criar um site que possa ser salvo como página na web. Ele deve ter a seguinte estrutura: introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusão.

Atividade 1.1



Sabemos que atualmente os alunos apresentam dificuldades assustadoramente e que nos deixa com certas preocupações.
Se realmente acreditamos que é possível um outro mundo é preciso investir no conhecimento e na aprendizagem.
As tecnologias de informação estão criando nossas formas de distribuir socialmente o conhecimento que seguramente, tornam necessárias novas formas de alfabetização (literária, gráfica, informática, científica,etc.)
A nova cultura da aprendizagem requer,no mínímo, ensinar aos alunos, a partir das diferentes áreas do currículo, cinco tipos de capacidades para a gestão do currículo, cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento, bem como:
-competência para aquisição de informação
-competência para interpretação de informação
-competência para análise de informação
-competência para compreensão de informação
-competência para a comunicação de informação
Quem não pode ter acesso as múltiplas formas culturais de representação simbólica socialmente construídas está socialmente, economicamente e culturalmente empobrecido.Criando uma nova cultura de aprendizagem, a escola não pode ou pelo menos não deve ignorar. Hoje, qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria página e divulgar suas ideias ou acessar as de outras, não é preciso ter uma editora para publicá-las. Para desenvolver o conhecimento, dialogar com ele e não deixar-se invadir ou inundar por tal fluxo informativo, exigem-se maiores capacidades ou competências cognitivas dos leitores dessas novas fontes de informação. Aviso aos navegantes! Não se trata apenas de aprender a navegar pela internet para não naufragar, requer do leitor ou do navegante novas competências cognitivas.
Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos, nem a principal.A escola já não pode proporcionar toda a informação relevante, o que se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação. Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns.

Sejam Bem Vindos!!!

Olá queridos colegas , estou convidando vocês para conhecer e navegar pelo meu blog, ver as minhas descobertas e compartilhar  meros conhecimentos.Também gostaria de trocar  novas ideias com todos.Beijos.Vamos lá?